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  • Dra. Nelise Marvulo

Meias elásticas esportivas: qual o seu benefício?


Elas viraram tendência nas academias. Estão em boa parte dos looks dos corredores e dos ciclistas. Brancas, pretas, coloridas, neon... Meias 3/4 ou canelito... Fato é que os mecanismos de compressão elástica esportivos têm, pouco a pouco, conquistado os atletas e a população geral que pratica algum tipo de atividade física com regularidade. Mas elas estão indicadas para todos? Quais os seus benefícios? Como e quando devem ser utilizadas?

Os estudos sobre esse tema ainda são poucos e, em sua maioria, avaliam os efeitos da terapia compressiva em esportes de alto rendimento como maratonas, longos percursos de ciclismo, etc. Nestes casos o uso da compressão elástica durante a atividade física parece melhorar o rendimento do esportista e o uso após o exercício parece favorecer uma mais rápida recuperação muscular, com menos dor. Em atividades mais corriqueiras os estudos não mostraram benefício objetivo no rendimento individual mas sim uma percepção subjetiva de menor cansaço após o exercício, menor dor muscular e cãibras e recuperação mais rápida pós treino. Tais efeitos ocorrem devido à melhora do retorno venoso (que reduz o acúmulo local de produtos do metabolismo muscular, como os ácidos láctico e pirúvico, diminuindo a sensação dolorosa, muito comum após 24-48h após a atividade), diminuição da vibração muscular durante o exercício (reduzindo lesões) e melhora da percepção do movimento muscular durante a atividade física (com melhor execução dos movimentos e melhor rendimento). Outro benefício está na melhora da sensação de peso e inchaço nos membros apresentados por algumas pessoas com Insuficiência Venosa, uma vez que a compressão graduada promovida pelas meias impede o acúmulo do sangue venoso nos membros, responsável por esses sintomas.


Alguns cuidados devem ser tomados ao se optar pelo uso das meias:

🔹 Você deve se certificar de usar marcas cuja compreensão elástica seja graduada, ou seja, maior compreensão ao nível do tornozelo e redução progressiva dos níveis de pressão até próximo ao joelho

🔹 As meias são de uso individual e, ao comprá-las, é feita uma medição da circunferência do tornozelo e da panturrilha que permite definir o tamanho adequado das meias para você, evitando que fiquem largas ou apertadas demais.

🔹 Saber calçar corretamente as meias e descartar a presença de doenças arteriais associadas são formas de prevenir lesões causadas pela compressão.


Agendar uma consulta com sua cirurgiã vascular é uma excelente maneira de sanar dúvidas, verificar como anda a sua saúde vascular e aproveitar para, juntos, discutirem sobre o melhor modelo e compressão das meias.


Se essas informações foram úteis para você compartilhe esse post com seu (sua) colega de treino! Vamos difundir conhecimento em saúde!


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